O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na noite desta quinta-feira (10) da solenidade comemorativa dos 85 anos da Seccional pernambucana da Ordem, onde foi agraciado com um diploma pela notável contribuição à advocacia pernambucana. O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ibaneis Rocha, também esteve presente na solenidade.
Em seu discurso, Lamachia citou que o passado é o alicerce fundamental para a construção do futuro e comentou algumas das muitas decisões de relevância nacional adotadas pela entidade no período de um ano e meio de sua gestão, como o pedido de afastamento dos presidentes da República Dilma Rousseff e Michel Temer, e do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
Ele ressaltou o trabalho de construção da Lei da Ficha Limpa e do ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF) com a vitoriosa Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n. 4650, pedindo o impedimento de financiamento de campanha de partidos e de políticos.
Por fim, enfatizou a relevância da OAB-PE na história da entidade e a proatividade do presidente da Seccional, Ronnie Duarte, junto aos seus pares e no âmbito do Sistema OAB. “Agradecemos publicamente o que ele tem feito por nós, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pela advocacia, pela cidadania e pela liderança positiva que tem exercido no Colégio de Presidente da OAB Nacional”, afirmou.
O presidente anfitrião também discursou. “Cumprimos hoje os 85 primeiros anos de uma jornada missionária da OAB em nosso estado. Nós, legionários da cidadania, celebramos 17 lustros de serviços prestados à sociedade. Professando a fé nos ideais republicanos, defendendo os valores democráticos e velando pela eficiente administração da justiça. É tempo de celebrar o passado, com os pés fincados no presente e o olhar voltado para o futuro”, disse.
Também participaram da solenidade os presidentes das Seccionais da Paraíba, Paulo Campelo; de Sergipe, Henri Clay Andrade; e do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz.
Além de Claudio Lamachia, aproximadamente outras 40 personalidades foram agraciadas com pela contribuição individual na construção da história da advocacia pernambucana.
Fonte: Conselho Federal/Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-PE
A OAB Paraná alerta a advocacia e a sociedade para o aumento do número de golpes usando nomes de advogados para extorquir partes em processos judiciais. A orientação é que a advocacia adote algumas medidas de precaução para que seus nomes...
Já está disponível no Portal das Eleições o formulário de justificativa de ausência. Conforme estabelece o Provimento Nº 222/2023, do Conselho Federal da OAB, o voto é obrigatório, sob pena de multa equivalente a 20% do...
As Eleições da OAB Paraná, marcadas para o dia 22 de novembro, serão 100% online, à exemplo do pleito anterior. A advocacia paranaense poderá escolher seus representantes de onde estiver, com segurança e praticidade. A OAB Paraná preparou...