Criada em 15 de fevereiro de 1932, a OAB Paraná é parte da trajetória democrática da nação, atuando há 85 anos pelo fortalecimento da República. Ao longo do tempo, aqueles 127 pioneiros - entre eles, apenas uma mulher e sete acadêmicos - transformaram-se em 60 mil advogados e advogadas paranaenses. “Vivemos em outra realidade, sem jamais esquecer os compromissos assumidos pelos pioneiros da advocacia paranaense. Sempre aprendendo com a história, para com ela aprimorarmos o nosso futuro”, destaca o presidente José Augusto Araújo de Noronha.
Confira algumas declarações de ex-presidentes da OAB Paraná sobre os 85 anos da instituição:
“Em sua história, a OAB/PR caracterizou-se pela liderança dos grandes movimentos políticos e sociais da cidadania paranaense, notabilizando-se pela defesa intransigente dos direitos e garantias do exercício da advocacia. A OAB/PR, honrada de seu passado virtuoso, luta incansavelmente em nome da consolidação da jovem e frágil democracia brasileira e, acima de tudo, caminha junto com a advocacia sonhando com uma sociedade mais igualitária, solidária e justa”. Juliano Breda (ex-presidente 2013-2015)
" A grandeza da OAB está na sua atuação, que vai muito além da defesa da classe dos Advogados. Como guardiã da democracia e do estado de direito, ela faz muito pelo Brasil. Sua história é de luta, com reconhecimento público". José Lucio Glomb (ex-presidente 2010-2012)
A obra OAB é sempre incompleta. A cada momento ela tem que renovar a sua luta, as suas perspectivas e a sua maneira de enfrentar os principais problemas que afligem a advocacia e a sociedade”. Alberto de Paula Machado (ex-presidente, 2007-2009)
"Estamos comemorando os 85 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil, que começou e continua sendo a instituição de maior credibilidade e respeitabilidade do país. Guardo muito orgulho de ter participado, ativamente, de parte de sua história." Manoel Antonio de Oliveira Franco (ex-presidente, 2004-2006)
“A Ordem é apolítica, não visa qualquer comando, a não ser o respeito à lei e ao cidadão”. Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque (ex-presidente, 1998-2000)
“A instituição cresceu, as reivindicações da advocacia são cada vez maiores, e isso exige também maior participação dos advogados para fazer frente a essa nova realidade”. Alfredo de Assis Gonçalves Neto (ex-presidente, 1995-1997)
“A OAB sempre combateu qualquer movimento no sentido de silenciar a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade de ir e vir, a liberdade de exposição de ideias”. Newton José de Sisti (ex-presidente, 1979-1981)
"Neste período, a OAB passou por momentos difíceis. Mas superou a todos. De cada uma das adversidades saía mais forte. Hoje, quando ela ainda é jovem, ela mostra que está para ficar, honrando todos aqueles que guardamos na memória. Grandes e relevantes serviços tem ela prestado à sociedade civil do Paraná.” José Cid Campêlo (ex-presidente 1989-1991)
"Cada diretoria, conselho, comissão e funcionário colocou um tijolo nesta edificação denominada OAB Paraná. E hoje, completando 85 anos de plena existência e trabalhos produzidos em favor da classe, está construída uma fortaleza para defender os nossos direitos e a Constituição Federal. Parabéns a todos os advogados". Mansur Theóphilo Mansur (ex-presidente 1991-1993)
Fonte: OAB/PR
As comissões da OAB Campo Mourão são o motor que impulsiona a advocacia. Um espaço para trocar experiências, fortalecer conexões e construir juntos o futuro da profissão. VANTAGENS DE PARTICIPAR: 1) Expanda sua rede de contatos. 2)...
No dia 27, realizamos a primeira reunião do Conselho da OAB Campo Mourão, onde foram compartilhadas orientações importantes e definidas estratégias para o fortalecimento da advocacia local. Foi um momento de união e planejamento para um futuro ainda mais...
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Campo Mourão tem a honra de convidar para a Sessão Solene de Posse da Diretoria para o triênio 2025/2027, que será realizada no dia 18 de fevereiro de 2025, às 19h, na sede da...