Nesta segunda-feira (22/8) a OAB Paraná e representantes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) estiveram presentes na sede da seccional para o lançamento oficial do aplicativo E-proc. O sistema foi desenvolvido para unir a praticidade dos smartphones com a prioridade que os advogados precisam dar aos prazos judiciais.
O presidente da OAB Paraná enalteceu o relacionamento da seccional com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. “Essa parceria representa muito no âmbito da OAB Paraná. Queremos, em breve, levar a extensão deste aplicativo para outros modais da Justiça no nosso país”, explicou. Neste momento, a interface do aplicativo é bem básica. De acordo com a Juíza Federal e diretora do Foro da Seção Judiciária do Paraná, Gisele Lemke, o aprimoramento será realizado com o tempo. “Contamos com os advogados e com a OAB para nos dizer o que mais seria interessante de ter nele”, explica.
Segundo o desembargador João Batista Pinto Silveira, dos três atores da prestação jurisdicional, o advogado é o que mais sofre com o controle dos prazos. “Todos nós queremos distribuir justiça. Uma perda de prazo faz com que se falhe todo um trabalho”, afirma. O desenvolvimento do Eproc, desde seu início, levou em consideração a experiência do usuário. “Constantes foram as reuniões de quem desenvolvia o sistema com a OAB, com o Ministério Público e também internamente na casa com os magistrados. Justamente para que se pudesse, embora com limitações, se criar um sistema que viesse ao anseio do usuário mais importante, que é o advogado. Aquele que vai mudar radicalmente a sua forma de formalizar o litígio no judiciário, por um meio totalmente eletrônico”, acrescenta.
Disponível para usuários iOS e Android, o aplicativo já tem as melhores avaliações entre os usuários. “Ele é fácil de usar, a velocidade é boa e não tem muitos entraves. Esperamos que os outros tribunais se espelhem no TRF-4 e busquem essa expertise”, explica Márcio Nicolau Dumas, membro da Comissão Especial de Direito da Tecnologia do Conselho Federal.
Também estiveram presentes no evento a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, o conselheiro estadual Alaim Giovani Fortes Stefanello e a presidente da Apajufe, Patricia Helena Daher Lopes Panasolo.
Fonte: OAB/PR
A OAB Paraná alerta a advocacia e a sociedade para o aumento do número de golpes usando nomes de advogados para extorquir partes em processos judiciais. A orientação é que a advocacia adote algumas medidas de precaução para que seus nomes...
Já está disponível no Portal das Eleições o formulário de justificativa de ausência. Conforme estabelece o Provimento Nº 222/2023, do Conselho Federal da OAB, o voto é obrigatório, sob pena de multa equivalente a 20% do...
As Eleições da OAB Paraná, marcadas para o dia 22 de novembro, serão 100% online, à exemplo do pleito anterior. A advocacia paranaense poderá escolher seus representantes de onde estiver, com segurança e praticidade. A OAB Paraná preparou...