A OAB Paraná esteve presente na noite sexta-feira (22) no lançamento do movimento Vote Bem, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Seccional e mais de 100 instituições representativas do setor produtivo e de classe, universidades, entidades religiosas e instituições públicas. A campanha propõe mobilizar a sociedade sobre a importância do voto e da escolha do candidato. O evento foi marcado por uma palestra do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que abordou os “Defeitos e virtudes do atual processo eleitoral” (leia aqui).
O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, enalteceu o movimento, sustentando que o ato de votar não se resume a apertar as teclas da cabine eleitoral. “Saber votar significa saber escolher. Chega de gente que usa o poder para benefício pessoal. Basta de falsos representantes, esquecidos que de o poder deve ser exercido em prol do cidadão e não da sua própria conta bancária. Urge que sejamos criteriosos. O Brasil honesto e decente, ou seja, a imensa maioria da nossa população, clama por gestores públicos também decentes, cumpridores de seus deveres”, defendeu.
“A OAB Paraná será rigorosa na fiscalização da lisura destas eleições. O Conselho Federal da OAB disponibilizou um aplicativo gratuito para denúncias de Caixa 2. Não podemos transigir nesta questão. E estamos ao lado da Fiep e das demais entidades que assinam a campanha Vote Bem com um único objetivo: o da esperança de que um dia não seja mais preciso que façamos campanhas contra a corrupção eleitoral, porque o país estará definitivamente saneado nesta questão”, sustentou Noronha.
A Seccional também foi representada pelo secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, pelo conselheiro federal José Lucio Glomb, presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), pelo conselheiro federal Flávio Pansieri e pelo presidente da subseção de Telêmaco Borba, Maicow Régis Mercer. O jurista René Ariel Dotti também prestigiou o lançamento da campanha.
José Lucio Glomb recordou o sucesso da campanha “O Paraná que queremos”, realizada em 2010 em parceria com a Fiep e outras entidades, frisando que é fundamental que a informação chegue ao maior número de pessoas. “É importante que façamos uma campanha muito forte, principalmente nas redes sociais. Tenho a impressão de que muitas pessoas não são atingidas, por isso a importância da divulgação em todos os meios de comunicação”, disse o ex-presidente da OAB Paraná.
O anfitrião do evento, presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou que é fundamental que o eleitor vote de forma consciente, escolhendo candidatos comprometidos com os anseios da sociedade. “As eleições desse ano são fundamentais para que possamos levar informações às pessoas, porque elas têm que ter um melhor filtro de escolha. O movimento Vote Bem vem no sentido de transmitir a sensibilidade da sociedade e transmitir aos políticos que estamos levando este grito à Corte Suprema”, disse.
Na avaliação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o voto consciente é a principal ferramenta para implementar a mudança que a sociedade deseja. “Esta campanha é muito importante porque vivemos hoje uma triste realidade no Brasil. Nossas mais altas autoridades políticas sendo investigadas, pessoas sendo presas. Temos vergonha, mas temos que ter a esperança de que o povo terá a oportunidade de mudar o rumo do Brasil. O voto tem essa função”, reiterou.
Para o governador do Paraná Beto Richa, o ponto mais alto da democracia é eleição. “O eleitor deve ter a consciência de que do seu voto depende a sua vida, o seu futuro e de seus filhos. Na eleição o cidadão tem a oportunidade de se manifestar acerca do seu futuro. Talvez a principal reforma que o Brasil deva fazer é a reforma política”, afirmou.
Movimento
Iniciativa apartidária, o Vote Bem é um movimento de conscientização política que busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. A iniciativa também destaca a necessidade de cada cidadão acompanhar a atuação dos eleitos, por meio do monitoramento de suas ações e de indicadores do município, além da cobrança por uma eficiente aplicação dos recursos públicos.
Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no portal www.votebem.org.br e nas redes sociais. Nestes canais também serão disponibilizadas informações relacionadas ao processo eleitoral, ao funcionamento das instituições públicas, aos políticos e a como fiscalizá-los.
Fonte: OAB/PR
A OAB Paraná alerta a advocacia e a sociedade para o aumento do número de golpes usando nomes de advogados para extorquir partes em processos judiciais. A orientação é que a advocacia adote algumas medidas de precaução para que seus nomes...
Já está disponível no Portal das Eleições o formulário de justificativa de ausência. Conforme estabelece o Provimento Nº 222/2023, do Conselho Federal da OAB, o voto é obrigatório, sob pena de multa equivalente a 20% do...
As Eleições da OAB Paraná, marcadas para o dia 22 de novembro, serão 100% online, à exemplo do pleito anterior. A advocacia paranaense poderá escolher seus representantes de onde estiver, com segurança e praticidade. A OAB Paraná preparou...