A sessão solene de abertura do primeiro Colégio de Presidentes de Subseções da gestão, realizada na tarde desta sexta-feira (20), reuniu dirigentes da OAB e lideranças dos três poderes. Ao saudar os presentes, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, frisou que a valorização da advocacia é um dos principais focos do encontro. “Renovando os votos que já fiz, afirmo que nós trabalharemos do primeiro ao último dia para o fortalecimento da advocacia. A OAB para o advogado e para a sociedade”, frisou.
“Este evento ficará marcado em nossa memória e da advocacia paranaense. Não me recordo de ter visto um encontro com a presença do CFOAB, do TJ-PR, do TRT9, sem falar nas demais autoridades aqui presentes. Isso mostra o nível de relacionamento e credibilidade que tem a nossa instituição. Este evento foi preparado para debater os rumos da advocacia e da justiça do estado”, disse Noronha.
O presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, ressaltou a responsabilidade da advocacia na defesa da cidadania. “Temos um compromisso inarredável neste momento. A OAB tem compromisso com a fiscalização da advocacia, com a defesa permanente e intransigente das prerrogativas da profissão, defendendo, assim, a cidadania. Só cumpriremos essa missão se tivermos a compreensão do artigo 133 da Constituição Federal, que afirma que o advogado é indispensável à administração da Justiça”, defendeu.
“Não é mais hora de continuar ouvindo a história do ‘nós e eles’. Temos que abraçar a transformação social, esta reponsabilidade temos que assumir. A OAB tem um papel maior ainda, conjugando o laço constitucional e social. É nosso maior desafio dos próximos tempos”, ressaltou Lamachia.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, destacou que é um privilégio para o município receber o encontro, em um momento de crise tão desafiador para o país. “Vivemos uma crise sem precedentes, uma total quebra de repasse de recursos dos governos federais e estaduais para os municípios. Mais do que nunca o Brasil precisa da OAB”, disse.
Também presente nos debates, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Paulo Vasconcelos, frisou que a corte está de portas abertas para a advocacia. O desembargador aproveitou a oportunidade para anunciar a construção do Fórum Criminal e Juizado Especial juntos às instalações do Centro Judiciário de Curitiba. “Teremos instalações dignas, para um Poder Judiciário mais forte”, disse.
A abertura solene contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Arnor de Lima Neto; do Procurador do Estado Paulo Rosso, representando o governador Beto Richa; do diretor geral do Departamento de Execução Penal do Paraná (DEPEN), Luiz Alberto Cartaxo Moura; do vereador Paulo Salamuni, representando a Câmara de Vereadores; do conselheiro federal José Lucio Glomb, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Artur Piancastelli; do presidente da comissão científica do Colégio de Presidentes, Paulo Farah; do presidente da Seccional Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; além do vice-presidente da Seccional, Airton Molina, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o diretor tesoureiro Fabiano Baracat, a ouvidora-geral Maria Helena Kuss, e outros dirigentes.
Fonte: OAB/PR
A OAB Paraná alerta a advocacia e a sociedade para o aumento do número de golpes usando nomes de advogados para extorquir partes em processos judiciais. A orientação é que a advocacia adote algumas medidas de precaução para que seus nomes...
Já está disponível no Portal das Eleições o formulário de justificativa de ausência. Conforme estabelece o Provimento Nº 222/2023, do Conselho Federal da OAB, o voto é obrigatório, sob pena de multa equivalente a 20% do...
As Eleições da OAB Paraná, marcadas para o dia 22 de novembro, serão 100% online, à exemplo do pleito anterior. A advocacia paranaense poderá escolher seus representantes de onde estiver, com segurança e praticidade. A OAB Paraná preparou...